CAMÕES – ENREDO – OS LUSÍADAS

Enredo
Canto I – Inicia-se a narração com a armada de Vasco da Gama já a caminho de Moçambique. Ocorre,no Olimpo, o Concílio dos deuses, que julgarão o destino das naus portuguesas: Baco é contra a viagem; Vênus e Marte são a favor. Marte propõe que Mercúrio guie os portugueses. Baco instrui o rei de Moçambique contra os navegantes, mas Vasco da Gama prossegue até Mombaça (o Quênia).
Canto II – Baco continua as suas manobras, instigando os mouros contra os lusitanos. Vênus intercede junto a júpiter, que prevê glória aos portugueses. Mercúrio, em sonho, aconselha Vasco da Gama a ir para Melinde. Lá, o navegante começa a contar ao rei a história de Portugal.
Canto III – Fazem parte do relato ao monarca de Melinde o episódio de Egas Muniz, o da batalha do Selado e o de Inês de Castro.
Canto IV – Prossegue a história de Portugal, estando em foco as ascensão do Mestre de Avis e o episódio do Velho do Restelo: um ancião que aparece na praia do Restelo, advertindo os portugueses sobre os perigos provocados pela vaidade e desejo de fama.
Canto V – Vasco da Gama prossegue narrando ao rei de Melinde sobre como navegou perigosamente pela costa africana. Em foco, o Fogo de Santelmo, a tromba marítima (tempestade) e o episódio do Gigante Adamastor, figura mística que personifica o Cabo das Tormentas, mais tarde chamado de Cabo da Boa Esperança.
Canto VI – A frota deixa Melinde com um guia que a conduz ás Índias. Baco pede ajuda a Netuno, deus do mar, contra os portugueses. Éolo (deus dos ventos) desencadeia uma tempestade, mas Vênus intervém e manda as ninfas seduzirem os ventos. A esquadra chega a Calicute (Índia).
Canto VII – Descrição da Índia. Desembarque e entrevista com o Samorim (rei hindu). O catual (regedor) visita a frota e pede a Paulo da Gama que explique o significado das bandeiras.
Canto VIII – Explicação detalhada de Paulo da Gama sobre os grandes vultos de Portugal. Baco, em sonho, instrui um sacerdote muçulmano contra os portugueses. Vasco da Gama é preso e trocado por mercadorias.
Canto IX – Os catuais tentam retardar a volta da frota, mas a armada parte. Vênus resolve compensar os lusitanos e ordena ao Cupido e à Fama que preparem a ilha dos amores para recebê-los. As ninfas lá se instalam e Tétis, deusa dos oceanos recepciona os portugueses.
Canto X – Banquete no palácio de Tetis, que apresenta a Vasco da Gama a “Máquina do Mundo” – a descrição do Universo e da Terra.

0 comentários:

Postar um comentário

 
©2009 Renascimento ou Classicismo | by TNB